Frases que devemos evitar em discussões
- vierdelik

- 21 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
É importante, que mesmo em momentos de discussão, façamos uma pausa quando as emoções estão fortes demais. Vale a pena dizer ao seu parceiro/a algo como: "Vou respirar um minuto e depois conversar sobre o que realmente está me incomodando".
Existem algumas frases usadas comumente em momentos de discussão que oferecem gatilhos a maior parte dos envolvidos e que devemos evitar ou procurar aplicá-las de forma diferente nesses momentos.
São elas:
1. "Você é louco (a) / Você está exagerando / Você é muito sensível"
Quando você afirma que uma pessoa é "louco (a)" ou "exagerado (a)" quer dizer que ela não tem noção da realidade, o que é extremamente sensível pois é a forma com que ela interpreta seus sentimentos.
Se te dizem que você está demasiadamente sensível, sim, pode até ser que você esteja em um momento em que se sinta mais emotivo (a). Mas tudo bem se sentir assim.
2. "Eu estava brincando"
No geral, as pessoas são muito críticas ou maldosas e depois fingem que tudo não passava de uma piada, apesar de estarem falando sério. Esse comportamento tende a apresentar um elemento de mesquinhez.
É importante que a pessoa que ouviu o comentário explicite que ele "não teve graça" e reafirmar como ele o (a) machucou.
3. "Você me fez fazer isso/ É tudo culpa sua"
Essa frase é típica de pessoas manipuladoras que adoram culpar os outros por escolhas ou atitudes delas, mas é importante entender que nós nunca somos responsáveis pelo comportamento de outra pessoa.
Na mesma linha, algumas pessoas podem tentar culpar o parceiro ou parceira por "tudo", claro que em um relacionamento sempre podemos contribuir para alguma disfunção, mas uma única pessoa nunca pode ser culpada por todos os problemas do relacionamento.
4. "Se você me amasse, faria isso / me deixaria fazer isso"
Esses argumentos são muito utilizados para solicitar diferentes comportamentos, muitas vezes sexuais que o(a) parceiro(a) não deseja, sendo uma forma de gaslighting para tentar alterar seus limites.
Em qualquer relacionamento deve haver a troca, há o dar e o receber. Todos nós temos necessidades diferentes, mas não é saudável quando tudo não passa de manobra para te convencer a fazer algo que você não quer. Também não é bom quando te pressionam dizendo que você não ama essa pessoa o suficiente, não é um bom par ou não é bom o suficiente.
5. "Todo mundo concorda comigo, menos você..."
Algumas pessoas, para provar que estão certas e que seus parceiros são pessoas complicadas ou conflituosas, usam como argumento que outros indivíduos importantes na vida do casal, como membros da família, colegas de trabalho ou amigos, pensam da mesma forma que elas.
Quem se utiliza dessa tática a usa como forma de tornar suas opiniões pessoais mais fortes. Ao mesmo tempo, isola e inferioriza o parceiro buscando algum apoio externo, que geralmente não é real.
6. "O verdadeiro problema aqui é..."
Essa é uma tática muito utilizada para tentar mudar de assunto e desviar do foco da conversa e o desafio é tentar manter o foco no problema real e não deixar o outro sair pela tangente. Não se distraia e aponte o que está sendo evidenciado naquele momento, e diga algo como: "Você sabe que estou disposto a falar sobre qualquer coisa, mas agora o problema que tenho é este" ou “Essa é uma questão separada que terei prazer em discutir com você mais tarde, se desejar. Mas agora o problema central é outro”.






Comentários